Escolher o tamanho do quadro de estrada.

A altura total do praticante não determina na totalidade o tamanho do quadro. Na verdade duas pessoas com a mesma estatura total, poderão ter necessidade de usar quadros de tamanhos significativamente diferentes.

Este artigo é especificamente dedicado a todos os que tem, ou pensam comprar bicicletas de estrada, uma vez que nesta vertente do ciclismo, o correto tamanho do quadro tem muito mais implicações ao nível da saúde e mesmo da segurança.

As conclusões que se seguem baseiam-se na analise e recolha de dados de 600 avaliações biomecânicas (BIKEFIT’s) a praticantes da modalidade.

Assim que entras numa loja para comprar uma bicicleta nova, perguntam-te:

-“Quanto mede?”quanto mede

E é este o standart para definir o quadro que irá ser vendido e passarás a usar.

Mas tem a altura total do individuo assim tanta influência na aquisição da bicicleta? Não!

Obviamente que este é o primeiro critério, quase tão básico como perguntar se quer uma bicicleta de btt, ou uma de estrada. E ponto, temos agora uma primeira referência, nada mais!

Foram vários os casos que passaram por mim de praticantes com a mesma estatura total, mas com necessidades bem diferentes no que se referia ao tamanho do quadro. O segredo é simples, a diferença está no comprimento dos membros.

Comparando dois indivíduos com a mesma estatura, mas membros de comprimento diferente, encontraremos um tronco mais pequeno no que apresenta membros mais compridos e vice-versa. A norma é que haja uma proporcionalidade de comprimento dos membros inferiores (pernas) para os membros superiores (braços).

A importância na determinação do tamanho do quadro reside sobretudo no comprimento dos membros e não na estatura total do praticante.

A importância na determinação do tamanho do quadro reside sobretudo no comprimento dos membros e não na estatura total do praticante.

Uma coisa que não compreendo é: não sendo novidade a importância do comprimento dos membros na determinação do tamanho da bicicleta, como é que o mercado regrediu de tal forma que isto quase tenha sido esquecido.

Quem paga pelo erro são os próprios praticantes que ou não conseguem uma postura correta, ou comprometem mesmo a saúde e a segurança quando pedalam.

tabela comparação medidas antropometricas

Repare por exemplo que a maior diferença foi encontrada nos praticantes com altura total de 181cm, em que a maior altura entrepernas foi de 90cm e a menor 76cm. Poderão dois praticantes com uma diferença de comprimento de membros inferiores de 14 cm utilizar o mesmo tamanho de quadro?

A tabela que se segue é a compilação dos dados reunidos, onde são apresentadas as diversas estaturas dos praticantes avaliados e respectivas alturas entrepernas máximas e mínimas recolhidas em cada uma das estaturas. Como podem ver há diferenças significativas.

Gráfico representativo da tabela apresentada acima.

grafico comparação medidas antropometricas

Influência do tamanho da bicicleta no CONFORTO.

Alguém com membros mais curtos, além de uma óbvia maior proximidade do selim ao eixo pedaleiro, terá também que ter o guiador mais próximo. Caso contrario, terá como consequência uma maior pressão do peso do tronco sobre os braços, acrescida de uma forte pressão lombar susceptível de dores caso a tonificação muscular e capacidade elástica não estejam no seu melhor.

Bike comparacao

Membros mais curtos não permitirão também um correto ajuste do joelho ao eixo do pedal, prejudicando desta forma a dinâmica/performance da pedalada.

 

Influência do tamanho da bicicleta na PERFORMANCE.

Uma postura correta numa bicicleta com um tamanho superior ao recomendado, poderá passar por um avanço de dimensão inferior ao mínimo recomendado (que eu recomendo pelo menos 100mm), esta situação condiciona em muito a transferência de peso para a roda da frente em situações de montanha e alta montanha.

O ajuste do movimento da perna é outro problema. A forma como se exerce força sobre o pedal é fundamental, um quadro “oversize” pode comprometer esta situação de forma muito significativa, colocando o praticante demasiado atrás do ponto onde deveria estar para alavancar o pedal de uma forma eficiente. Se bem que pode ser possível com a simples alteração do tipo de espigão (com recuo, ou sem recuo).

Um quadro muito grande é também mais pesado e mais flexível. Se na situação do peso está mais do que esclarecido o tipo de perda que ocorre da existência do mesmo, já a torção do quadro pode ser discutível mediante o nível e a exigência do praticante, dado que a cada torção poderá haver uma significativa perda de energia da pedalada.

Influência do tamanho da bicicleta na SEGURANÇA.

Uma bicicleta maior poderá ser mais estável, no entanto o encurtamento do avanço para aumento do conforto numa bicicleta “oversize”, tem como origem uma direcção muito rápida, nervosa e até mesmo imprevisível. O atrito gerado pelo asfalto pode fazer com que um simples erro, resulte numa queda com as devidas consequências que uma queda em estrada podem ter.

ORIENTAÇÃO. Como escolher o tamanho do quadro.

Tamanho dos membros como referencia.

Primeiro há que saber como medir o tamanho dos membros que servirão como referencia para a selecção do tamanho do seu quadro. Usaremos a perna como referencia. Faça a simples medição da “altura de cavalo” conforme figura. Peça ajuda a uma segunda pessoa, use uma fita métrica e um nível e faça-o descalço. Com o nível faça uma pressão na zona perineal não superior à que sente quando está no selim.

Determinação da "altura de cavalo".

Determinação da “altura de cavalo”.

O Tamanho do quadro.

As marcas tem formas diferentes de medir os seus quadros e de apresentar as suas medidas. Umas, fazem-no medindo o tubo vertical, outras o tubo horizontal, outras tem ainda medidas teóricas. Por forma a poder comparar quadros de diferentes marcas e poder sobretudo recomendar, adoptei a mesma forma de medir todos os quadros de ESTRADA, que passo a exemplificar.

Meça o quadro de ESTRADA da forma como indico na figura.

Medir um quadro de estrada

O seu quadro.

Agora determine o tamanho do seu quadro de acordo com o comprimento dos membros.

Tabela medida quadros VS altura de cavalo

A marca que eu escolhi, não comercializa o meu tamanho. Que faço agora?

Há marcas que só tem números ímpares, outras pares e outros saltas números, em caso de duvida opte sempre pelo numero abaixo. Será mais fácil e benéfico caso seja necessário trocar o seu avanço por um maior, ou o espigão se necessitar

RESUMO

Um quadro adequado deverá permitir-te usar um avanço mínimo de 100mm. Esta é uma questão fundamental par a segurança e para a performance na distribuição do peso em subida. Será também um quadro mais leve e ágil na resposta à pedalada. Permitir-te-á com alguma facilidade encontrares, ou ajustarem-te a bicicleta para que ela te proporcione muitos e bons quilómetros em cima dela.

 

NOTA: por padrão existe uma proporcionalidade no comprimento dos membros inferiores e membros superiores. Quando este padrão não se verifica o praticante pode encontrar serias dificuldades no ajuste de uma bicicleta a si. Por exemplo: se um praticante tiver os braços mais curtos na proporcionalidade às pernas, acabará por ir ao encontro de um quadro que o obrigará a ter uma posição demasiado reclinada, depositando demasiado peso do tronco sobre o guiador e consequente pressão lombar.

Este artigo tem como objectivo apenas dar indicações sobre o tamanho do quadro, o ajuste de uma bicicleta é um processo personalizado e tem em conta mais do que medidas antropométricas. Consulte BIKEFIT.

 

GOSTOU DO ARTIGO? PASSE NA NOSSA PÁGINA DO E SIGA-NOS.

facebook

1 responses to “Escolher o tamanho do quadro de estrada.

Deixe um comentário