FAQ’s bikefit

FAQ’s (Frequently Asked Questions*)

*Perguntas feitas com frequência.

Duvidas sobre Bikefitting e biomecânica? Encontra aqui as perguntas e respostas que nos são feitas com mais frequência e se não encontrares a resposta que procuras, preenche o formulário no final.

 

O que é um bikefit?

– é o ajuste dos 3 pontos de contacto da bicicleta com o praticante

O que é biomecânica?

– é o estudo da estrutura fisiológica e das atividades musculares dos organismos vivos dotados de movimento. Neste caso é a técnica utilizada para compreender o movimento do praticante que levará ao ajuste da bicicleta em função das sua condição e capacidades particulares de movimento.

Para que bicicletas…

– podem e devem realizar avaliações praticantes que usem bicicletas de: Estrada; BTT; Triatlo; Urbanas; Etc…

Quem deve fazer esta avaliação…

– todos os entusiastas, praticantes habituais e atletas de ciclismo em todas as suas vertentes

A posição é definitiva?

– não! A posição do praticante varia ao longo da vida da mesma forma que a condição física também. Está muito relacionada com as cargas musculares, flexibilidade e encurtamentos musculares. A posição deveria ser revista anualmente, ou de 2 em 2 anos.

Que sistema utiliza?

– trabalhamos com o sistema mais recente de avaliação biomecânica, o “3D motion capture” a que baptizamos no projetopedal de Bik3fitD, fornecido pela Fit4Bike.

– sistema de avaliação biomecânico de mapeamento digital 3D de movimento mais evoluído actualmente. Com o corpo do praticante coberto de sensores sem qualquer fio eléctrico, o sistema faz uma leitura a uma velocidade de 100 frames por segundo, conseguindo desta forma uma precisão única.

O que é avaliado e ajustado?

– começa por definir a posição dos cleats, o tamanho certo de quadro, a altura do selim, o avanço e recuo deste, a altura do guiador, formato, posição de manetes e altura de guiador e manetes. Avaliado o tipo de selim utilizado também e recomendado outro se necessário.

Quanto tempo demora uma avaliação?

– em média uma avaliação tem a duração de 120 minutos.

O que preciso levar comigo?

– Deves trazer a(s) bicicleta(s) a avaliar, calção e jersey habitual. Trás os sapatos que tiveres para ver esses cleats/travessas.

Tem referências do sistema?

– se as referencias são importantes para ti, fica saber que a Equipa Pro Tour Movistar, adoptou o nosso sistema como sistema oficial de bikefitting e biomecânica.

E se eu não me sentir bem depois do Bikefit?

– voltas ao gabinete uma segunda vez. Fazemos o Folow Up para saber como estás.

Fico com algum tipo de relatório no final?

Sim! No final será fornecido um relatório com as medidas finais da bicicleta, bem como todo o decorrer da avaliação e recomendações finais.

Se for preciso trocar peças para ajustar a bicicleta, vendem?

– Não! Entendemos que existe um conflito entre o serviço que prestamos e a venda de material e para teres a certeza que o nosso único interesse é definir a tua melhor posição e não vender-te qualquer peça, optamos por não vender qualquer peça.

– No entanto se for necessário substituires algo, no relatório final irá constar a descrição técnica da peça a substituir.

Qual a diferença entre esse sistema o e o Retul?

– o sistema retul avalia primeiro um lado e depois o outro, trabalha a 18fps, o nosso sistema avalia todo o teu movimento de uma só vez e é capaz de trabalhar a 100fps, são 1.000 registos de movimento em apenas 10 segundos. Trabalha em “real time”, o teu movimento está a  ser analisado no preciso momento que começas a pedalar.

Porquê uma diferença tão grande de preços?

– o mercado é livre, cada um cobra o que considera justo.

Onde é o gabinete?

– Em Leça da palmeira, junto ao Ikea/Marshoping/Exponor. Clica no mapa do lado esquerdo.

Trabalham noutros sitios?

– Sim! temos uma rede de parceiros onde realizamos avaliações com regularidade.

Apoiam Clubes?

– Sim, contacta-nos para saber as condições.

 

Não enontraste a resposta que procuras, coloca a tua dúvida:

 

Anúncios