Há situações e obstáculos para os quais não irá treinar e que mais tarde ou mais cedo, lhe irão surgir, mas quanto melhor for o seu domínio sobre a bicicleta mais fácil e segura será a sua resposta aos mesmos.
Chuva e piso molhado.
Pedalar na cidade com chuva é um desafio, mais um. Estou certo que nos primeiros tempos em que se começa realmente a utilizar a bicicleta regularmente, este será “O” obstáculo. É apenas água, você não é “Elphaba”, a temível bruxa d’Oeste do feiticeiro de OZ.
Pedalar como piso molhado requer cuidados redobrados, é de lembrar que procuramos que a bicicleta seja sempre uma experiencia agradável.
A borracha dos pneus perde grande capacidade de aderência quando as superfícies estão molhadas e essa aderência varia consoante a superfície em questão, por isso vamos dividi-las em 3 categorias quando os pisos e superfícies molhados: razoáveis, perigosas, muito perigosas.
Nas razoáveis temos: o alcatrão, cimento áspero, terra bem batida, piso de ciclovia.
Nas perigosas: calçada Portuguesa, paralelo granítico, asfalto pintado (passadeiras para peões e marcações similares no pavimento), cimento polido
Nas muito perigosas: superfícies de metal, grés, cimento vidrado, madeira, plásticas.
(poderão faltar aqui algumas, se tiveres sugestões a acrescentar, envia ou comenta)
Atenção que esta avaliação é feita tido em conta uma marcha cautelosa em velocidade e curva, aquando da realização de manobras mais bruscas qualquer destas superfícies quando molhadas podem ser extremamente perigosa provocando quedas repentinas e consequências inerentes da situação e local.
A bicicleta deve ser sempre uma experiência agradável.
Agora que chegou aqui, que trata a estrada por “tu” e domina a bicicleta como um verdadeiro órgão do seu corpo, vá e ajude outros a chegar até este ponto.
Hoje é certamente uma pessoa mais feliz.
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Um ponto a ter cuidado quando está molhado, aquela chapa no meio das ciclovias com a publicidade da GALP. Curvem lá em cima e vão ver …