E se a bicicleta fosse à escola?

E se as escolas decidissem promover o uso da bicicleta?

Começariam por colocar á disposição de alunos, professores e funcionários parqueamentos para bicicletas baseados em soluções lógicas.

pedalar para a escola

Depois alteravam o acesso a esses parqueamentos, com acessos próprios e práticos para os que se deslocassem de bicicleta e para quem se deslocasse a pé.

Nas ruas em redor da escola a sinalização era reforçada com indicações de crianças em bicicleta na via, sinalização vertical e horizontal.

Disponibilizavam informação bem gráfica e destacada logo á entrada da escola, com cartazes que evidenciassem os benefícios da utilização da bicicleta, normas de parqueamento dentro das instalações e outras informações relacionadas.

As turmas tinham sessões de formação com uma frequência mensal de uma a duas horas seria suficiente. As sessões eram orientadas para a segurança e comportamento na via, bem como alguma pratica no exterior. Estas sessões não seriam obrigatoriamente em educação física por se tratar de uma questão social e não simplesmente de benefício físico.

Estas formações eram abertas aos encarregados de educação, que poderiam recorrer a gabinetes, ou responsáveis de apoio que os elucidava sobre as melhores rotas para os seus filhos e princípios de segurança, entre outros.

A escola desenvolvia ainda um programa para ajudar famílias carenciadas, em que seriam recolhidas e arranjadas bicicletas usadas, que posteriormente eram cedidas durante o ano letivo a alunos que as solicitassem por incapacidade financeira.

Os alunos teriam acesso a uma cicloficina na própria escola, onde poderiam aprender a reparar pequenas avarias, entregar material usado para ser reaproveitado, ou simplesmente deixar a bicicleta para pequenos arranjos a custos simbólicos.

Benefícios?

As crianças dessa escola seriam mais saudáveis, com um índice maior de auto-estima e por isso mais capazes de enfrentar obstáculos, o aproveitamento escolar seria maior e de maior qualidade e haveria um espírito de comunidade e de entre ajuda certamente superior, as famílias teriam maior qualidade de vida, reduziam a despesa no transporte ao eliminar o custo do combustível, ou do passe social, menos despesas de saúde infantil derivados de obesidade, diabetes, comportamentos hiperativos e explicadores para compensar notas baixas, entre tantas outras situações.

Children-Cycling3

Mas isto era se…

E estas ideias surgem-me, não por ser um adepto incondicional da bicicleta, mas porque sempre que acompanho os meus filhos até á escola, assisto outros pais a darem o exemplo aos seus filhos de anti-cidadania, de egoísmo e egocentrismo, em que o carro deve ir o mais próximo do portão possível, em que o seu “tesouro” deve sempre ir á frente do “tesouro” de outro pai, em que se busina aos ouvidos de crianças que atravessam em frente a uma escola.

A realidade é bastante distante de qualquer tentativa de promoção do uso da bicicleta. Estes é um exemplo igual a muitos de parques disponiveis em escolas.

A realidade é bastante distante de qualquer tentativa de promoção do uso da bicicleta. Estes é um exemplo igual a muitos de parques disponiveis em escolas.

E a culpa é de possuírem um automóvel que lhes deturpou a visão de qual o nosso lugar na sociedade.

Gostou do artigo? Passe no FACEBOOK e faça-nos um

Like_1

Anúncios

2 responses to “E se a bicicleta fosse à escola?

  1. Olá Pedro
    O teu artigo está muito bom.
    Lamento informar-te mas a escola mudou e não foi para melhor.
    Cheguei a ter um clube de BTT (agora em banho Maria) que fazia as delicias da pequenada.
    Esbarrei muitas vezes com indiferença da comunidade educativa e com a indiferença da malta do nosso meio (fóruns dos BTT’s afins). Não desisti e o fato é que o clube se manteve durante um par de anos.
    Entretanto existiu o erro “crato” de meter um Nuno como ministro da educação e voltamos ao tempo da educação do estado novo.
    Lá se foi o meu, nosso, sonho.
    Adiado apenas e à espera que melhores ventos venham.
    Obrigado pelo teu contributo.
    Espero contar contigo para quando voltar a levantar o nosso clube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s