O final…

O final.

dav

Foram 10 anos que vim aqui partilhar opiniões e conhecimento de forma escrita. Os tempos mudam e quem não muda morre no tempo.

Sempre procurei passar informação de forma simples, umas vezes mais bem-sucedidas do que outras. Mas a tarefa de comunicar, seja qual for a mensagem, é árdua.

Houve alturas em que percebia que a simplicidade fora exagerada, passando a imagem de falta de conhecimento, outras acima das capacidades de quem eu procurava esclarecer. Não somos perfeitos e todos sem exceção temos as nossas limitações.

Ainda assim, o blog foi muito além daquilo que algum dia imaginei. Dando corpo a uma qualquer frase cliché sobre motivação, apregoando que: “nunca saberás onde podes chegas, se não te deres à iniciativa”.

As primeiras frases foram escritas com um objetivo, queria mudar o mundo, mas acabou por ser o mundo a mudar-me mais a mim. Quando muito dei um pequeno beliscão nesta senhora gorda, que rapidamente se voltou a sentar.

Percebi que a mobilidade urbana gere-se a si própria, o ciclista urbano desprovido de clichés de estilos de roupa, ou de bicicleta, agarra na primeira coisa que lhe vem à mão e pedala de A a B, prende a montada no ferro mais próximo e segue destino. As ciclovias são construções políticas, que só aos políticos fazem sentido na maioria dos casos.

Os ciclistas desportivos são outro fenómeno, falo dos amadores. E muito embora seja esta a minha profissão ainda são um mistério para mim alguns nichos de praticantes.

Os profissionais são os profissionais e fazem aquilo que só os profissionais compreendem.

O mundo continua a rodar e eu não paro por aqui, embora aqui, neste local, para já fique por aqui. Pode ser que um dia destes a escrita nas redes sociais volte a ter valor. Para já as palavras escritas foram desvalorizadas, banalizadas. As pessoas na sua grande maioria perderam a capacidade intelectual de compreender a soma das palavras a que corresponde uma frase, um paragrafo que tantas vezes contém em si uma ideia, ou várias.

A internet trouxe muita coisa boa, mas outra tanta má. A opinião passou a criar ofensa a pessoas sensíveis na sua falta de autoestima, de segurança. O problema não está em quem escreve, mas em quem não tem capacidade de interpretação.

A comunicação da nossa parte assume outra figura e passa literalmente a ter figura, agora estaremos no Youtube® a criar conteúdos, a continuar a dar a cara às ideias, às opiniões a tentar partilhar a nossa vida, o nosso conhecimento e digo “nós” com orgulho. Nestes 10 anos de blog, o Rafael cresceu e também ele quis partilhar esta vida de paixão pelas bicicletas e também ele procurou formação na área, está neste momento a frequentar a o terceiro ano da licenciatura de treino desportivo e é o meu parceiro neste projeto.

Quanto à escrita, não terminar para mim, simplesmente deixo as redes sociais e dedicarei a um projeto que sempre ambicionei, lembre-se do que se diz sobre a vida: ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.

Os livros esses bastardos sem gloria como no filme de Quentin Tarantino, ainda marcam a diferença e não nos entram pelos olhos dentro. Entram pela alma de quem ainda se dá ao trabalho de lhes dar o valor da cultura e do crescimento.

Voltando ao cliché, “nada termina, tudo de reformula”.

Obrigado a todos que estiveram por ai, um abraço muito especial ao meu amigo Dr. Alves Pereira.

Vemo-nos noutros poisos.

Pedro Silva 🙂

https://www.youtube.com/projetopedal

One response to “O final…

  1. Boa tarde,
    É com imensa pena que vejo um programa acabar assim 😞. Mas tenho a certeza de que vai se dedicar a outras coisas, melhores sem dúvida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s