Comprar sapatos de ciclismo…

Os sapatos de ciclismo, os vulgares sapatos de “encaixe” são já para muitos um extensão do próprio corpo. mas muitos há que ainda não entraram nesse pequeno mundo, ou ainda não acertaram com o sapato certo, porque a escolha do sapato vai muito além do gosto estético, ou da seleção do material mais nobre. Há uma questão morfológica que transcende as duas anteriores questões e ignora-las é muitas vezes o principio do fim do que poderia ser uma agradável surpresa.

Nas consultas de biomecânica (vulgo bikefit), digo com frequência que depois de encontrar-mos aquele que é o “nosso” sapato não deveremos andar com mais aventuras. Aquilo a que me quero referir é ao estilo de forma adequado ao nosso pé.

Eu divido os pés em dois grandes estilos, ou formatos e também os fabricantes de sapatos parecem fazer o mesmo. São duas formas de pé quase opostas e incompatíveis que se identificam cada um deles, por 3 características:

  1. Dedos curtos, linha de metatarsos larga e peito do pé muito elevado.
  2. Dedos longos, linha de metatarsos estreita e peito do pé baixo.

Nem sempre os praticantes mais inexperientes tem a capacidade de avaliar a compatibilidade com o sapato à primeira impressão e depois é no terreno que vão perceber a falta de conforto, mas ai já é tarde.

A pensar principalmente nesses praticantes, deixo neste próximo vídeo uma pequena dica extremamente simples, que poderá ajudar e que tem ajudado quem me passa pelo gabinete aquando dos bikefit.

Boas pedaladas 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s