Como é o atleta de xco?

São tantas as vezes que assistimos à construção de casas começadas pelo telhado, que muitos começam a considerar que é a nova normalidade. Aceitamos o errado com tamanha facilidade que muitas vezes considero se o tolo não serei eu por não saltar da ponte juntamente com as massas!

Houve dinastias chinesas tão obcecadas com a qualidade da sua porcelana, que milénios passados ainda são referência de qualidade, mas eis que os tempos modernos dominados pela mediocridade, nos fazem acreditar que qualquer barro grosso é capaz de criar obras primas e quando isso não acontece, o problema está no artesão e não na matéria prima.

Estou a fazer uma analogia para a qualidade do ser humano, particularmente para o desporto de elite.

A elite desportiva é uma fina porcelana filtrada ao longo do tempo e capaz de passar no mais fino crivo da exigência. Quero eu dizer com isto que o atleta de elite não é alvo de sorte, nem tão pouco apenas de trabalho, embora acredite piamente na maior importância deste. O potencial genético apenas por si não se transforma sem trabalho.

Mas antes de entender o atleta, temos de saber ler o jogo. Um treinador antes de mais tem de compreender e dominar as características do jogo. Perceber que fisionomia e fisiologia vinga naquele ambiente. Quais são as características chave para o sucesso em determinado ambiente?

Só depois munido dessa informação pode partir à procura do atleta com as características que com uma boa dose de trabalho, disciplina e muita paciência poderá ser aquele que vira o jogo, ou que fará parte de um grupo de excelência.

É esse o tema que abordo neste vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s