Planeamento

Sentado em frente ao computador a planear uma época de trabalho para jovens atletas.

Ninguém faz ideia das horas que um treinador passa agarrado ao teclado de um computador.

No treino, ou pelo menos entre treinadores, há a consciência plena de que uma época tem 3 cargas de treino sempre bem distintas entre si.

  1. A desejada pelo treinador
  2. A que realmente é programada pelo treinador
  3. A que no final é cumprida pelo atleta

Planear uma época é das coisas mais difíceis que pode haver. É certo que há aquele planeamento que nos vai na cabeça e na alma, que enquanto técnicos sonhamos e sabemos que seria o ideal. Mas depois a terra chama e pomos os pés nos chão, do sonho à realidade vai uma série de obstáculos e por isso não vale a pena planear utopias, logo o desejado pelo treinador se for um treinador experiente, sabe que esse plano só existirá na sua cabeça e nunca ocupará uma folha, um quadrículo de Excel que seja.

Passamos à realidade mundana.

Sentamos em frente ao computador, ou pegamos no lápis e caneta e começamos a fazer os primeiros traços do que será possível realizar. Quanto melhor se conhecer o atleta, menos distância existirá no final entre o planeado e o cumprido.

Recentemente no contacto com um atleta de elite, confessava que a equipa o obrigou a trocar de técnico, treinador, preparador físico, chama-lhe o que quiseres. Perdeu dois anos de preparação enquanto os ditos técnicos andaram “às apalpadelas” até o encontrar, até perceber como é que aquele ecossistema complexo funcionava e reagia às cargas e aos descansos e a toda uma galáxia que é o treino desportivo. No nível em que corre não se podia dar ao luxo de erros, de ter perdido estes dois anos. Se soubesse o que sabe hoje não teria permitido tal, confessa!

Eu como treinador “de aldeia” fiquei perplexo. Como é que aquele nível se pode errar daquela forma? Mas também se erra!

O papel do treinador é ingrato. Propomos ao atleta que dedique a sua vida a experimentar as nossas convicções, ou dúvidas, porque a ciência não é um mundo de certezas e sim um mundo de dúvidas. Nós treinadores temos muitas oportunidades, mas os atletas só tem uma, uma vida! E os resultados não aparecem do dia para a noite, levam anos a maturar, anos para compreender se as metodologias funcionaram naquele corpo. Por isso seria bom que se acertasse à primeira.

E mesmo que funcionem não garantem campeões, porque “os outros” também treinam, evoluem. Por isso se debate constantemente o processo, o quê, como, quando.

A simples repetição do processo não é suficiente, o desporto estaria estagnado há anos, décadas!

O treino é um processo contínuo, não me admira que os atletas de domingo todos os anos troquem de treinador. Não se trata de treino, é apenas uma questão de moda conjugada com o mais puro desconhecimento do processo de treino. Mas isso são outros quinhentos. Falo de treino e desporto, orientado para o alto rendimento.

Pense no resultado do treino desportivo como se fosse produção de vinho. Não basta ter as melhores uvas, é preciso saber o que fazer com elas. Esperar o periodo certo de colheita, a técnica de extração do sumo e todas as que se seguem com o respectivo tempo. O processo vai dizer se temos um excelente vinho, ou apenas um vinagre. 

É tudo uma questão de equilibrio, conhecimento, bom senso, paciencia e claro, alguma sorte.

E aqui estou eu, um “treinador de aldeia” a tentar descortinar como vai ser um ano inteiro, a planear um ano de treinos para jovens atletas, a meter pelo meio palestras, quedas, aniversários, escola, exames, festas de família, avarias mecânicas, algumas desmotivações, indisposições, competições, sessões de treino mais sério e outro tanto de menos sério, porque tudo faz parte de um plano de treino.

Quando pensas em treino, pensas no exercício físico e na parte técnica, mas um treinador tem de pensar em tudo.

Boas pedaladas 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s