(Minha) Definição de atleta.

Há os que se recusam a receber o rótulo e depois há aqueles que se agarram a ele como se disso dependesse a virilidade. Mas porquê tanta necessidade de carregar o titulo?

Ficamos com a sensação de que hoje entramos numa loja, compramos uma bicicleta, participamos num GranFondo e zás! Temos direito ao titulo de atleta.

 

 

Atravessamos dias confusos. A sociedade assemelha-se uma gorda que acordou à bofetada para a realidade e correu histérica em busca da saúde perdida. Sentou-se ao computador e desatou a passar fome, fazer exercício sem regra nem maneira e ingerir tudo que é pastilha milagrosa e no meio, ainda exige ser tratada por “atleta”.

Passamos de oito, para oitenta e a seguir esta linha, não me parece que alguém vá ganhar saúde, não me parece que alguém vá ganhar o que quer que seja!

E a par do histerismo social em volta do desporto, há uma questão que para mim tem sido pertinente. É que na minha opinião, a palavra atleta, tem sido exageradamente utilizada e até desvirtuada, para descrever todo o tipo de praticantes.

Sempre que exponho a minha opinião sobre o que entendo como definição de atleta, tenho a certeza que deixo algumas pessoas melindradas, muito próximas da ofensa. Mas é também verdade que uso alguma provocação quando o faço, não com o objectivo de ofender quem quer que seja, mas sim de provocar uma reflexão do individuo sobre a forma como aborda o desporto e se está realmente a tirar proveito dele, ou se anda a frustrar as espectativas.

Podemos perfeitamente assumir, que no sentido lato, atleta é o praticante regular da modalidade, mas a definição feita acima varia consoante a cultura. Há culturas que definem atleta como o praticante ligado à competição e aqui abre-se uma outra confusão, com a definição do que é hoje entendido como competição.

A competição está hoje também ela relativizada para a maioria dos praticantes de ciclismo, que entendem como competição tudo que tenha um cronometro.

De uma forma simples, duas pessoas podem ter uma definição totalmente diferente da mesma palavra. Isto porque, a definição da palavra está intrinsecamente relacionada quer com a experiencia, quer com a espectativa do utilizador.

Sempre que saio de bicicleta e alguém me pergunta se fui treinar, corrijo imediatamente dizendo que não neste momento não treino, apenas ando de bicicleta. Independentemente no número de vezes que o faço, do volume ou intensidades, eu não treino! Isso é coisa de atleta, eu sou apenas um praticante de ciclismo.

Mas se ser atleta não tem a ver só com a quantidade, ou até com a intensidade do exercício, então como treinador profissional, qual a definição que dou a um atleta?

Sim, para mim a palavra atleta e competição são inseparáveis. O atleta representa o compromisso com a performance e a excelência digna da competição.

Ser atleta é um percurso por uma multidisciplinaridade de conhecimentos que transcende o senso comum da maioria dos praticantes. Não basta ter uma bicicleta e alinhar numa partida, se calhar nem ao fim de um ano, dois, ou dez anos a competir será atleta aquele que nunca se submeteu à evolução física e psicológica que o elevaria a uma excelência única, mesmo que aquém daquela que é chamada de máximo do potencial genético.

O problema é que hoje a internet proporciona tanta informação, que faz os praticantes julgarem que tem o conhecimento. Mas informação e conhecimento são coisas distintas.

A informação elimina-te a dúvida, o conhecimento desenvolve-te outras.

Resumindo. Entendo que atleta descreve aquele que se submete a um período de evolução com um compromisso/objectivo definido no tempo, ou no espaço.

Aquele que como eu, pedala por ai, muito ou pouco e vai participando numas provas, com ou sem cronómetro e sem estar em pé de igualdade, não é atleta, não compete e a evolução que existe sempre pela participação, não está associada a qualquer objectivo específico, é um fruto do acaso.

Aprendemos e evoluímos sempre que pedalamos, mas isso não faz de nós atletas. Pode não ser atleta, mas não impede que seja um excelente praticante.

O Próprio texto que acaba de ler, não compreende em si qualquer afirmação, que não a expressão da minha experiência, adquirida no campo, ou na literatura. Ler a experiência de outros é por si adquirir experiência. Costumo dizer que: uma opinião é uma opinião, muitas opiniões são um estudo com várias interpretações.

Creio que o significado de atleta, que chegava quase a ser um adjectivo determinando ao individuo qualidades distintas, de elite, se esteja a desvanecer. Define cada vez mais aquele que entendo como um simples, mas não menos prestigioso praticante. Talvez seja uma necessidade de afirmação, de exaltação do ego, que leva a que alguns quase forcem a colagem ao rótulo.

Eu continuarei a entender que atleta é o atleta que busca a performance de uma forma eximia, distinta e salutar e no final, compete.

Eu que já estou quase nos quarenta, já deixei passar a minha oportunidade de ser este atleta e cada vez mais me sinto bem no lugar do lado de fora da pista, a desenhar caminhos e orientar quem lá quer estar dentro.

Desculpem aqueles a que insistirei em não chamar de atleta, mas quando muitos, nem uma pressão de pneus sabe escolher, é difícil concluir que existe ali qualquer tipo de performance.

Para mim a palavra ATLETA continuará a ser sinónimo de algo sério, de formação, de competição séria e treino com rigor e objetivo.

É apenas a minha opinião!

O atleta não pensa em ser melhor que ninguém, pensa em ser melhor que ele próprio, porque ele não pode controlar o adversário, apenas a ele próprio. A vitória é um sub produto da evolução pessoal.

Boas pedaladas.

 

Pedro Silva 19.10.2017

Anúncios

3 responses to “(Minha) Definição de atleta.

  1. definição de atleta, infopédia, Porto editora
    “pessoa que pratica um desporto, participando geralmente em competições”; infopédia, Porto editora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s