3 dezembro dia internacional pessoa deficiência

A deficiência de uma sociedade em lidar com os seus deficientes, faz de nós contribuidores para a deficiência da sociedade.3 dezembro dia internacional da pessoa com deficiencia projetopedal

Portugal não é de todo uma sociedade exemplar para lidar com este problema, não que as pessoas com deficiência sejam um problema, mas os obstáculos que estas enfrentam todos os dias colocados por pessoas ditas “normais” são um problema. Problema esse, que transcende a limitação física, ou intelectual que por alguma situação lhes foi imposta.

Ser deficiente em Portugal e creio que em qualquer outra parte do mundo, é ser à partida um vencedor, se bem que não por opção, mas por falta dela. Não é questionado se querem, ou não ser, por ironia do destino, nasce-se, ou fica-se diferente e ai começa a luta para os que não se resignam.

É no desporto que alguns encontram a forma de se afirmarem, de lutarem contra a diferença, contra a desigualdade. No desporto eles tornam-se ainda mais desiguais, mas aqui a desigualdade assume um papel muito positivo, porque o desporto torna-os maiores, vencedores absolutos contra as suas próprias incapacidades.

Para a pessoa com deficiência, mais que a busca pela gloria e pelo reconhecimento social, o desporto assume na maioria das vezes um papel de encontrar uma forma de lidar com as suas incapacidades e de supera-las.

O desenvolvimento da condição física, o aumento do controlo psicomotor, o desenvolvimento cognitivo, a comunicação e a socialização ajudam a melhorar o nível de vida, a combater estados depressivos e a evoluir o desenvolvimento intelectual e potenciar a integração social, são algumas das características do valor do desporto na pessoa com deficiência.

Mas vamos a números:

Os primeiros jogos Paralímpicos realizam-se em Roma, Itália em 1960, o evento incluiu 400 atletas de 23 países.

Em Portugal existem 38 modalidades organizadas e regulamentadas pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).

Entre as modalidades estão: andebol em cadeira de rodas, atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bilhar, boccia, bowling, canoagem, ciclismo, equitação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, futebol de 11, ginástica, goalball, halterofilismo, judo, karaté, lutas amadoras, natação, orientação, pesca desportiva, petra, remo, rugby em cadeira de rodas, slalom, surf, taekwondo, ténis, ténis de  mesa, ténis em cadeira de rodas, tiro, tiro com arco, vela, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

O Comité Paralímpico Português marca presença nestes jogos desde 1972 e acumula já:

  • 25 medalhas de ouro
  • 31 medalhas de prata
  • 35 medalhas de bronze

Esta contribuição vem de apenas 264 atletas. Contas feitas, em cada 3 atletas Paralímpicos Portugueses, 1 é medalhado Olímpico.

O ciclismo adaptado foi desenvolvido pela primeira vez por ciclistas com deficiência visual. Pela primeira vez desporto paralímpico em Seul em 1988.

Hoje, além de atletas com deficiência visual, o desporto (ciclismo) inclui atletas com paralisia cerebral, amputações e outras deficiências físicas. Atletas competem em bicicleta, triciclos, tandem e handybikes com base na sua incapacidade.

O programa de competição inclui sprints, perseguição individual, 1000 metros, contra-relogio, estrada e contra-relogio de estrada individual e pro equipas.

Números aparte, estes atletas lutam contra dificuldades que muitas vezes vão além das dificuldades das suas próprias limitações. São motivo de orgulho nacional e um exemplo de capacidade e superação.

A todos eles, a minha sincera admiração.

Anúncios

2 responses to “3 dezembro dia internacional pessoa deficiência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s