O ciclismo não é para quem quer, é para quem pode!

Há dias em que compreendo porquê que o futebol é e será sempre maior que o ciclismo.

Compreendo pois! É que o ciclismo, aparte da beleza e paixão do desporto, o ciclismo não está ao alcance de todos. É na verdade uma modalidade muito elitista, muito mesmo!

Cá por casa costuma andar um amigo do meu filho, que, por influencia do ambiente cá de casa se apaixonou pelo ciclismo.

Ora o rapaz, chegou um dia cá a casa com um brilho especial nos olhos, mal cabia em si de contentamento, os pais, pessoas de poucas posses, tinham-lhe comprado uma bicicleta e já fazia planos. Para o ano dizia ele, ia inscrever-se no clube cá da terra e começaria a fazer btt.

O exemplo é a melhor forma de educação.

O exemplo é a melhor forma de educação.

Uns dias depois lá aparece ele com a bicicleta nova lá em casa para eu dar a minha opinião de “expert”, que eu sabia que ele valorizava e esperava ansioso pela minha aprovação ao seu novo brinquedo.

A bicicleta fora comprada usada, supostamente a alguém com alguma experiencia de ciclismo, os pais, pessoas com pouquíssima disponibilidade financeira e sem perceber o que quer que fosse de ciclismo e bicicletas lá compraram a dita.

Vi a bicicleta e obviamente que a aprovei ao jovem, elogiei o brinquedo e incentivei a inscrever-se no clube e começar a praticar ciclismo, ofereci-me até para o ajudar no que fosse preciso.crianças pobres de bicicleta

Percebendo a minha reacção, a Maria cá de casa perguntou-se se aquilo valia alguma coisa, ao qual respondi:

-“Para teres uma ideia, nós no ciclismo temos uma expressão para quem anda em coisas daquelas, costumamos dizer que veio montado no portão.”

O miúdo pesará uns 40 quilos e a bicicleta pesa 21!

É certo que serve para andar de bicicleta, já muito ele se tem divertido por estes dias a andar ai para trás e para a frente. Mas…

Andar de bicicleta é uma coisa, praticar ciclismo…é outra totalmente diferente!

É que embora seja muito bonito argumentar que “o que importa é participar”, a verdade é que todo o ser humano gosta de se sentir competitivo e principalmente no desporto, a falta dessa mesma competitividade, pode ás vezes rondar o sentimento de humilhação, principalmente quando se tem 13, ou 14 anos.

Uma simples bicicleta pode fazer uma criança muito feliz, mas não é qualquer bicicleta que faz da criança ciclista.

Uma simples bicicleta pode fazer uma criança muito feliz, mas não é qualquer bicicleta que faz da criança ciclista.

Um desporto que se mostra cada vez mais competitivo, lançar uma criança assim lá para o meio, onde logo à partida está em desvantagem, não sei até que ponto poderemos dizer que é pedagogia.

E a situação é-me particularmente familiar, também eu naquela idade, não segui ciclismo de estrada, porque simplesmente não havia dinheiro.

A verdade é que praticar ciclismo é caro, muito caro na verdade e afasta muitos jovens com potencial talento! Lembra-me ainda a entrevista ao Rui Costa, em que o pai do atleta falava do esforço financeiro que fazia, ainda por cima, porque era tudo a dobrar, tinha o Rui e o irmão Mário a pedalar. Mas e se o pai do Rui e do Mário não tivesse dinheiro para as bicicletas e a panóplia de equipamentos que o desporto exige? Portugal não teria um campeão do mundo de ciclismo!rui costa

É com algum esforço que também eu faço para que o meu junior tenha equipamento não de topo (porque pedagogicamente também não acho necessário e até porque o dinheiro também não dá para tudo), mas que lhe permita aprender e simultaneamente ser competitivo.

É bem mais fácil e barato pôr uns miúdos a correr e a dar uns toques numa bola.Fotos-de-Bola-Futebol-Tamanho-4_443995191_1

Porque infelizmente, o ciclismo não é para quem quer, é para quem pode!

Boas pedaladas pessoal.

Deixe uma Resposta

