Frequência cardíaca elevada.

-“Como é possível irmos os 2 a subir lado a lado, ele vai a 132 pulsações e eu já vou a 175?”

Em primeiro lugar, fica feliz por ele bater, é sinal que estás vivo(a)!

Podia ser uma história ficcionada, mas há sempre alguém que me faz esta pergunta. Quem o pergunta nunca fez uma avaliação física e então rege-se pela fórmula de Karvonen.

karvonen

A Formula de Karvonen é uma fórmula matemática que te ajuda a determinar a tua frequência cárdica para uma determinada intensidade de treino. A formula usa a frequência cardíaca máxima, de repouso e a percentagem desejada de intensidade cardíaca.

Frequência cardíaca desejada = ((FC Máxima – FC Repouso) × %intensidade) + FC Repouso

E pela enésima vez, esta fórmula deve ser utilizada apenas como um exercício e nunca como uma aplicação pratica para gerir intensidades no desenrolar de uma actividade desportiva.

O problema é que muitos praticantes tomam-na como taxativa. O que os leva a entrar em parafuso, quando não vem as suas pulsações de acordo com os resultados matemáticos obtidos pela mesma.

Não há 2 pessoas iguais e as variáveis são inúmeras.frequencia cardiaca ciclistas comparacao

A formula não contempla muitas situações, como por exemplo a condicionante meteorológica, uma vez que o frio e o calor interferem na frequência cardiaca.

Estudos tem concluído que exercitar o coração com picos elevados, aumenta o limiar de fibrilação. Se já tem alguma idade e o coração sobre muito, se calhar é sinal de saúde ao contrario do que poderia pensar.

Mas vamos a ver se consigo explicar isto de uma forma simples:

Durante a prática do exercício físico a necessidade de oxigénio nos músculos aumenta exponencialmente, o que origina todo um esforço físico de diversos órgão, em particular o coração que é o responsável por fazer chegar esse mesmo oxigénio através do sangue.

Tem tudo haver com eficiência física, um conjunto delas em que todo o sistema trabalha em sintonia para desenvolver força (watts) de uma forma mais, ou menos harmoniosa.

O protocolo de avaliação física que por norma utilizo, funciona da seguinte maneira:

Para indivíduos do sexo masculino adultos, começam a pedalar a 80 watts durante 10 minutos, findos os mesmo, os patamares aumentam 40 watts a cada 5 minutos, até à exaustão do praticante.

Um dos objetivos é ver a reacção da frequência cardíaca ao estímulo.

Ou seja, ao aumentar a resistência do rolo (força medida em watts/carga externa), o praticante terá de responder com mais força muscular, levando a frequência cardíaca (carga interna) a responder mediante as condições e características do individuo.

A resposta cardíaca é invariavelmente diferente de individuo para individuo.

Conclusão:

Quando vais a pedalar ao lado de um amigo, para manter a mesma velocidade, ou a mesma potência, tu poderás precisar de um maior, ou menor esforço físico e isso é mensurável através da frequência cardíaca.

Outros índices recolhidos durante a avaliação, tais como: concentração de lactato no sangue, percepção subjectiva de esforço, cadência média, velocidade, etc… São utilizados para analisar a condição física e propor treinos com vista a melhorar a condição.

Atleta durante avaliação fisica.

Atleta durante avaliação fisica.

Apenas com uma avaliação física poderás ter os teus intervalos de Frequência Cardíaca bem definidos.zonas frequencia cardiaca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s