Seguro obrigatório para ciclistas.

A noticia só não revoltou ninguém, porque quem pedala já se habituou a estes disparates de quem nada percebe sobre o assunto.

burro

Foi notícia de jornal, nas redes sociais apareceu de forma tímida e pouco mexeu. Talvez por ter surgido na época pascal, pouco se falou.

(Ler noticia >aqui<)

O assunto não é novo e a primeira vez surgiu pela voz de um FDP (leia-se: Fanático Dos Popós).

É algo que dificilmente alguém com noção de uma realidade social e europeia, para não dizer mesmo global, levaria avante. A introdução de um seguro obrigatório para ciclistas seria um cabal retrocesso em qualquer política de promoção de uma mobilidade sustentável, as quais são maioritariamente lideradas pela imagem da bicicleta.

Exemplos Europeus:

CIMG3196

Na capital Francesa, as bicicletas estão legalmente autorizadas a circular em contra-mão (sentido automóvel), desde que pelo lado direito da via. As vias estão devidamente sinalizadas para o efeito.

CIMG3193

Sauf / Exceto

O Governo Francês implementa políticas atrás de politicas para promover o uso da bicicleta. chega mesmo a promover subsídios pagos ao quilómetro para quem opte por se deslocar de bicicleta para o trabalho

O Reino Unido tem um programa governamental de formação e promoção do uso da bicicleta nas escolas.

A República da Irlanda incentiva a aquisição de bicicletas oferecendo um vale no valor de 1000€ a cada 5 anos, isto a par de toda uma promoção da utilização da bicicleta através da defesa do ciclista face ao automóvel.

Na minha modesta opinião, sim, o código da estrada recentemente implementado deve ser novamente revisto, não para equiparar direitos entre ciclistas e automobilistas, mas sim para atribuir mais direitos aos ciclistas, desfavorecendo a utilização do automóvel em ambiente urbano.partillheavia

Medidas como: entender que “toda a via é uma ciclovia”, reduzir ainda mais o estacionamento nos centros urbanos, reduzir a circulação de viaturas privadas nos mesmos e melhorar o interface de bicicleta e transportes públicos, farão parte de um pacote de incentivos à utilização da bicicleta.

Mas para isto, seria preciso querer mudar! Enquanto isto, andamos ao sabor de politicas implementadas por pessoas que não pedalam. Politicas e políticos que usam a bicicleta como “green wash”, como rótulo de cidades pseudo evoluidas.

Entretanto vou acreditando que os corruptos vão sendo presos e os incompetentes, sendo encostados a tarefas menores.

Enfim…

 

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