Rafael Silva – O melhor ciclista do MUNDO

O exemplo pode vir de qualquer lado, de qualquer pessoa, em qualquer altura, em qualquer lugar.

Apenas a arrogância, a ignorância, ou a falta de modéstia poderá não aceitar isto.

Ser ciclista é uma forma de vida, um estilo, uma personalidade, uma opção que se toma consciente, ou inconscientemente. Certo que concordarão comigo e que isto poderia levar a uma longa e profunda reflexão sobre o que leva cada um de nós a suportar esta modalidade.Rafael Silva Encontro nacional de Escola de Ciclismo Almeirim 2014

Em 2013, o Rafael foi ao encontro Nacional de Escolas de Ciclismo que se realizou em Mangualde, o seu primeiro encontro de escolas, aquele que é o evento máximo das escolas de ciclismo. Correu, de acordo com a sua idade e como manda o regulamento da Federação, como Infantil de segundo ano. Este era na verdade o culminar do seu primeiro ano como praticante de ciclismo, ano esse que havia começado apenas em Fevereiro desse mesmo ano.

Trofeu-Junior-Guilhabreu-Vila-do-CondeEm Fevereiro desse ano, estava já eu inserido na União Ciclista de Vila do Conde, à altura, em que se decidiu realizar uma prova aberta a todas as crianças, denominada: “I Troféu Junior”. Nessa altura o Rafael jogava futebol no clube local onde moramos, com alguma insistência minha para que ele experimentasse , ele lá cedeu à experiência. Fez a prova e terminou em penúltimo.

Jamais me passaria pela cabeça, o que se passaria a seguir.

Nesse mesmo dia, nessa mesma manha, na viagem de regresso a casa, o Rafael disse que queria ficar a praticar ciclismo (BTT). Tendo em conta o resultado fiquei perplexo. Reagi com cautela, mas a firmeza dele foi tal, que disse mesmo que já nem queria ir ao próximo treino da equipa de futebol. E assim o “bicho mordeu”.


Em Mangualde a corrida dos Infantis começara. O Rafael arrancou mal e ficara para trás, normal pela falta de experiência, mas lá ia recuperando lugares, passava pelo local onde eu estava e sempre a passar outros atletas, ao longe via-o a parar, inevitavelmente era ultrapassado e a cena repetiu-se uma e outra vez. Percebi claramente que estava com problemas na bicicleta. Vencedor determinado, também ele cruza a linha da meta, as lágrimas corriam-lhe pela cara. Pai nenhum pode ver um filho chorar e quando percebi a razão das lágrimas, mal me consegui aguentar que me acontecesse o mesmo.Mangualde

Por erro meu, a corrente frequentemente saltou fora, uma e outra vez.

Teria sido fácil e aceitável, isento de culpa, poderia encostar e desistir, ninguém o poderia censurar. Mas invés disso, parou de todas as vezes, meteu a corrente ao sítio e voltava a recuperar lugares. Tudo, para não me desiludir, para não desistir, para não se sentir fraco, inevitavelmente a frustração veio no fim, em forma de lágrimas.

Em 2014 voltou ao Encontro Nacional de Escolas, desta vez em Almeirim, sem problemas mecânicos desta vez deu o seu melhor e eu nunca esperei outra coisa dele.Encontro nacional de escolas de ciclismo almeirim 2014

Enquanto treinador na escola de ciclismo onde o Rafael andava, sempre me inibi de dar treinos “privados”, apesar de ser meu filho sempre achei que justo, era tratar todos as crianças de igual forma e como tal o Rafael nunca teve tratamento diferente, isso levou-o a resultados medíocres e apesar de lhe encontrar sempre um sorriso e uma felicidade imensa por estar no seio da “caravana” do btt, comecei a perceber que também começava a frustar por não conseguir mais.

Com o meu desvinculo da escola de ciclismo, deixei cair o impedimento moral de poder dedicar atenção especial ao Rafael. Não porque procure um “campeão”, porque não procuro! Mas porque o ciclismo o faz feliz.

Rafael Melo e Silva

Rafael Melo e Silva

Em Mangualde o Rafael teve a atitude que eu espero de um verdadeiro ciclista: por maior que seja o sofrimento, a frustração, ou qualquer que seja a dificuldade, desistir não faz parte das opções.

Rafael Melo e Silva

Rafael Melo e Silva

Desculpem os demais, mas para mim, este é o melhor ciclista do Mundo! Apenas pela atitude 😉

É afinal de contas a atitude que define O ciclista.

Obrigado filhote por seres uma inspiração 🙂

FAZ UM LIKE NA PÁGINA DE ATLETA DO RAFAEL, ( >>clica aqui<<)

Vê também:

Li Aqui Há Gato – Começar a matar, acabar a morrer.

Ricardo Sousa – Quando querer é poder.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s