No passado fim de semana (15 Fevereiro 2015) arrancou o Campeonato de XCO do Minho com a 1º BTT XCO Raiz Carisma. Paralelamente, teve também inicio a primeira prova do Campeonato XCO de Águeda., entre muitos outros eventos, mas falemos dos que de alguma forma tive participação.
Uma vez que o meu Júnior corre pela Escola de Ciclismo do BTT Matosinhos, esta estaria presente na prova do Minho e também porque era nesta que teria presente maior número de atletas que eu acompanho ao nível de treino e portanto foi para lá que me dirigi.
Pela volta que dei a pé ao circuito e pelo relato dos atletas, mostrava-se um percurso extremamente rolante com praticamente ZERO de dificuldade técnica. Um percurso para roladores, bem ao jeito de final de pré-época em que a bicicleta de estrada é rainha.
Para os que assistiram á prova, foram brindados no final com um espectacular sprint na classe rainha protagonizado por Gonçalo Amado e José Dias que discutiram a vitória até ao ultimo centímetro como prova o “photo finish”.
É por isto que eu, recorrendo a um slogan conhecido digo: “Só eu sei porque não fico em casa!”.
Dos atletas que acompanho saio mais uma vez satisfeito com os objectivos a serem cumpridos.
Ruben Nunes (elite), tetra campeão daquele mesmo campeonato e a carrear a camisola do titulo conquistado no ano passado, trouxe de lá excelentes sensações. Só uma inflamação respiratória não permitiu melhor.
Liliana Lopes (Master ) e Ligia Maia (Master) trouxeram primeiro e segundo lugar na categoria respetivamente.
José Carlos Magalhães (Master A) sempre a rolar muito bem e com um excelente resultado numa prova tão competitiva como esta.
Vitor Pinto (Master B) a correr na promoção, uma vez que como comissário está impedido de correr federado na classe competição.
Paulo Azevedo (Master C) a cumprir objectivos pessoais, mas ainda demasiado cedo para se falar de resultados de treinos.
A fechar a lista do Regional do Minho, o melhor ciclista do mundo (desculpem a falta de modéstia, mas não poderia falar de outra forma do meu filho). Uma licença que não chegou a tempo impediu-o de correr na competição, acabando por lhe fazer a inscrição na promoção, o Rafael acabaria por correr junto com a sua classe (Juvenis) e ainda bem.
Esta situação deu para confirmar a evolução desportiva dele, fazendo um 12º lugar nos masculinos, mas demonstrando que o ritmo está a aumentar.
Noutras paragens, destaque ainda para a prova do Campeonato de XCO de Águeda com podium para Fátima Vida (elites).
E um fabuloso 2º lugar para Hugo Cardoso (sub23) na 2ª maratona Rota da Pedra, em Penafiel.
Augusto Midão também na Rota da Pedra com o 1º Lugar (elites).
Agostinho Cunha, 5º à geral (Masters 30)
E estou certo que foi um excelente fim de semana para todos os meus atletas que apenas se dedicam ao lazer, bem como para todos aqueles que dedicaram umas horas ao pedal.
A boa noticia, é que ao fim de cada sexta feira, há outro fim de semana para pedalar 😉