Toda a maratona começa com uma pedalada e todo o caminho, com o primeiro passo.

Se queremos levantar voo, primeiros precisamos de ter os dois pés bem assentes no chão. Pois será destes que irá sair o impulso que nos permitirá voar alto e longe.

A quem esteve atento ao BLOG, leu que o ano passado me propus a um desafio, desafio esse que estava muito acima das minhas capacidades, um amigo chamou-me à razão e esta fez-me assentar os pés nos chão.

Seja qual for o desafio, ele precisa de um plano e se as condições mínimas não estiverem reunidas, vale mais não avançar, do que nos sujeitarmos a uma frustração certa.

Os desafios podem assumir uma proporção maior, ou menor consoante a capacidade, condição, disponibilidade e limitações de cada um.

Uma maratona de cem quilómetros pode ser um passeio suave e vulgar para uns, ou uma grande superação pessoal para muitos outros.

Para quem esteve parado durante pouco mais três anos devido a lesão, uma prova de etapas com cada uma delas a rondar os três mil metros de acumulado, pode ser um desafio colossal, se lhe adicionarmos apenas oito semanas para preparação e muito pouco tempo para a mesma. Estas eram as condições que o ano passado me fizeram abortar a aventura.

O desafio era e continua a ser uma prova de etapas. Não interessa qual, ou onde.

É exigente quanto baste para quem vai recomeçar do zero!

Este ano vou! Dita a determinação.

Serão 26 semanas de preparação que vos vou fazer acompanhar por aqui através de pequenas crónicas.

Para que compreendam o processo de preparação para algo do género e sobretudo, como construir uma base para que o ciclismo seja uma modalidade agradável e sem lesões.

Não será uma crónica de um “super atleta” que se prepara para um ultra-desafio.

Como já referi estou parado há 3 anos e o que vos irei transmitir é um trabalho de preparação, com quem começa agora a usar a bicicleta.

Como o desafio para o qual me vou preparar é feito em duplas (comum neste género de eventos/provas), convidei o Tiago que é meu atleta há já algum tempo, que logo aceitou o desafio.

Pedro Silva e Tiago Rodrigues, a dupla do TEAM PROJETOPEDAL.com

Pedro Silva e Tiago Rodrigues, a dupla do TEAM PROJETOPEDAL.com

Quase dez anos mais novo, bem treinado e no final de uma pré-época de TOPO e encontra-se como seria de esperar e o que me deixa muito satisfeito, em excelente condição física.

Obviamente irei procurar aproximar-me o mais possível da condição dele, uma vez que durante a prova o andamento terá de ser muito semelhante, uma vez que partimos juntos e temos de chegar juntos.

Para já fiquem ai com um apontamento do que será o meu treino para as próximas 3 semanas.

Apontamentos para as primeiras 3 semanas de preparação.

Apontamentos para as primeiras 3 semanas de preparação.

Partam comigo e cheguem comigo. Para conseguir é preciso primeiro querer e logo a seguir trabalhar.

Desde já os meu especial agradecimento ao Tiago, por mais uma vez, confiar em mim.

Venham comigo nestas 26 semanas.

ProjetoPedal logotipo

Deixe uma Resposta

