Pedais de encaixe VS Pedais de plataforma

As probabilidades são que, se está a ler este artigo é porque já tem alguma experiência no mundo das bicicletas e recentemente começou a pensar em experimentar trocar esses pedais de plataforma por uns de encaixe.

Então qual é a duvida?

É capaz de achar que fica demasiado à “pró”, mas assim eu compreender as vantagens garanto que não vai querer outra coisa.

clipless_shoe_and_pedals_

 Estabilidade e segurança.

Se usa os pedais de base simples, corre o risco de a qualquer altura os pés escorregarem e dependendo da ocasião pode magoar-se a sério. Com a chuva e a lama aumenta o risco de isto acontecer.

Apesar de muitas pessoas associaremos pedais de encaixe a quedas por ter os pés presos, a verdade é que quando pratica ciclismo está muito mais sujeito a quedas por levar os pés soltos nuns vulgares pesais de base.

Ter os pés presos numa posição fixa permite-lhe um maior conforto e estabilidade de pedalada, evitando que saiam quando mais precisa deles no pedal.cleatcompare

 Transferir energia para o pedal.

Quando usa uns pedais de base, apenas consegue fazer força quando carrega para baixo, isto traduz-se num enorme desperdício de energia. Porquê? Porque com os pedais de encaixe será capaz de puxar e até empurrar o pedal. A força com que puxa nunca será tão grande quanto a que faz ao pressionar, no entanto é um acréscimo de energia que será fundamental para aquelas subidas mais duras, ou para rolar uns bons quilómetros extra.

 Controlo da Bicicleta

Quando os pés estão bem presos, o controlo da bicicleta é muito superior. Por exemplo, quando pratica btt em terrenos mais sinuosos será capaz de “puxar” a traseira para ultrapassar pequenos obstáculos, ou mesmo grandes obstáculos dependendo da técnica que já possui. Com o tempo será capaz de controlar a bicicleta através dos pedais, quase tao intuitivamente como faz com as mãos no guiador.

 A pergunta que todos fazem.

“Mas não é perigoso ter os pés presos?” Não! Os sapatos de encaixe são muito fáceis de soltar, basta torcer ligeiramente o pé e o sapato solta do pedal. E pronto o pé está livre. A maioria dos pedais tem um ajuste de pressão para melhor os adaptar a si, ou ás suas exigências.

 Resumo

  • Usar pedais de encaixe vai aumentar a segurança, uma vez que os pedais não saltam acidentalmente. Terá o pé sempre firme, se assim o desejar.
  • Pedais de encaixe proporcionam uma pedalada mais eficiente, permitindo aplicar energia quando empurra e quando puxa.
  • Pedais de encaixe dão-lhe um maior controlo da bicicleta, quase tão bom com os pés, como com as mãos.

Ai fica um pequeno teste científico sobre um dos benefícios da utilização de pedais de encaixe.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s