Li Aqui Há Gato – Começar a matar, acabar a morrer.

Um herói é alguém que por alguma razão admiramos, alguém capaz do que para a maioria é impossível, alguém que não desiste.

Biciadus5

“Começar a matar, acabar a morrer.” – Quase como que um grito de guerra, um lema e uma forma de vida.

Liliana Lopes, ou Li aqui Há Gato como é mais conhecida nas trincheiras, ou sem tanta poesia, no circuito Nacional de XCO.

Tem pouco mais de metro e meio, pouco corpo em muita personalidade.

Uma cara bem feminina e uma voz doce e muita simpatia, ninguém diria que ali está uma guerreira que se transforma nas pistas.Biciadus

Há mais de um ano que lhe pedia, a exemplo do que fiz com outras atletas, que me falasse de Si para publicar por aqui. Sempre uma boa resposta a fugir à questão. Resolvi falar eu.

Sei que começou a pegar na bicicleta pelas mas de um amigo, pouco tempo depois, foi pelas mãos do nosso conhecido Rúben Nunes que experimentou a competição e por lá ficou até hoje, somando diversos troféus pelo caminho. Começou por Correr pela Cycles Oliveira e passou algum tempo depois para a União Ciclista de Vila do Conde, onde corre na equipa ASC FocusTeam. Liliana Lopes

E foi precisamente na ASC que conheci a Liliana, hà pouco mais de um ano, altura em que fazendo parte do departamento de treino sénior do clube, comecei a treina-la, logo num ano extremamente difícil para ela, que se tornou um ano difícil para mim.

Em 2014 Liliana mudava de vida rumo a um projecto ambicioso e mais próximo da paixão que a move nas pistas. Ela e o Rúben abraçaram em 2014 o projecto Biciadus, uma loja de ciclismo situada em Vila do Conde junto ao Estádio do Rio Ave.

CIMG13312014 foi um ano cheio de altos e baixos e com demasiadas espectativas. Quem já trabalhou, ou trabalha por conta própria conhece bem a exigência do serviço.

Mesmo sem descanso e com pouco, muito pouco treino, a Liliana superou o que eu próprio previa que pudesse ser possível fazer naquele ano.

É que entre trabalho e mais trabalho, somaram-se algumas lesões que já por si condicionam e muito o treino, quando não o impedem mesmo, o que chegou a acontecer.

Mas este pouco mais de metro e meio de gente mostrou a garra e só a muito custo soube ouvir a palavra “abranda”.

CIMG1368O projecto Biciadus é hoje uma realidade. Os treinos voltaram a entrar na linha e este fim de semana que passou a Liliana, ou a Li aqui Há Gato, sagrou-se Vice Campeã Nacional Cicloctrosse em Masters femininas.

Um herói é alguém que admiramos, alguém que nos mostra uma força surpreendente.

CN CRO Liliana Lopes

Obrigado Li por seres o exemplo máximo do slogan “desistir não é opção”

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s