Altura de cavalo x 0,885 = ??

 Altura de cavalo, ou entre-pernas vezes 0,885 e teríamos a altura ideal para pedalar, medido entre o eixo do pedaleiro e o topo do selim.

altura-selim

Claude Genzling determinou esta norma no final da década de 70, que ainda hoje é utilizada pela maioria dos praticantes de ciclismo de lazer.

Determinação da "altura de cavalo".

Determinação da “altura de cavalo”.

Mas esta é apenas uma medida padrão e Genzling baseou-se na avaliação de ciclistas que terminaram a prova rainha do ciclismo de França, o Tour de France. Ora até aqui nada de mais, excepto de considerarmos 3 questões pertinentes.

  1. Não teve em consideração o comprimento das manivelas utilizadas. Manivelas mais compridas ou mais curtas compromete logo a medição. Nem mesmo a variação na altura das solas e travessas utilizadas.
  2. Ciclistas que participam no Tour são à partida atletas de elite e seja qual for a modalidade, se falamos de atletas de elite, falamos de um determinado padrão de indivíduos (altos, baixos com determinado comprimento de membros, peso, etc…), o que deixa pouca margem para utilização por desportistas recreativos.
  3. Em 78/79 os materiais com que eram construídas as bicicletas não permitiam as geometrias de hoje com o carbono e o alumínio hidroformado.

Haverá uma formula geral para determinar a medida correta para cada individuo?

Quanto mais estudo, mais informação troco com outros biomecanicos e quanto mais dados recolho, mais chego à conclusão óbvia que NÃO.

Não há e não haverá. O atleta de lazer poderá até servir-se da fórmula estabelecida pro Claude Genzling, mas já os praticantes mais exigentes deverão procurar uma ajuda profissional.

É consensual que, determinar a correta altura do selim é fundamental para o ciclista, no entanto o problema está em determinar correctamente essa altura, que poderá andar por milímetros.

Andar demasiado baixo, não desenvolve toda a potência possível. Andar demasiado alto gera lesões no joelho.

bikefit rapariga

Para os que decidirem usar a fita métrica lá de casa, estão por vossa conta e risco.

 Gostaste do artigo? Identificas-te com o tema e com o movimento? Passa no FACEBOOK e deixa-nos lá um

Like_1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s