O Ciclismo como opção de desporto infantil

Vou falar (mal) de futebol. Vou fazer o que os pais nas escolas de ciclismo estão sempre a fazer, trazer o futebol para comparar com o ciclismo.

Qualquer pai que se preze, sabe dizer que as crianças devem praticar desporto, “ajuda a desenvolver o corpo”, mas e ajudará a desenvolver socialmente?

Uma história verídica:

Já lá vão uns 3 anos, desde que o Rafael quis ir para o futebol. Eu, ciclista desde sempre não gostei da resolução, sempre esperei que por ver bicicletas e mais bicicletas cá por casa, não houvesse sequer dúvidas no desporto a seguir. Mas a influência dos amigos da escola falou mais alto. O Rafael lá entrou nas fileiras de formação do clube regional mais próximo.

O primeiro jogo dele (e também o meu) foi em casa e contra uma equipa de Vila Nova de Gaia. Foi o caos. Sai daquele jogo psicologicamente arrasado. A violência verbal daqueles pais contra crianças que jogavam uma partida de futebol era inacreditável, como se não fosse suficiente, ainda incitavam explicitamente as suas crianças a agredir as outras.

Que desporto é este?

A experiência futebolística do Rafael durou ano e meio. Durante esse percurso não faltei a um único jogo em que ele participou e nem todas as claques (compostas pais e familiares de atletas) eram assim tão más como aquela primeira, havia algumas com quem era possível conviver.

A três de Fevereiro de 2013 o Rafael acedeu a experimentar participar numa prova de ciclismo (btt), onde participaram mais de 100 crianças até aos 14 anos. No escalão dele (infantil) terminou em penúltimo. No regresso a casa o Rafael pediu para abandonar o futebol e passar a praticar ciclismo.

O que teria visto o Rafael no ciclismo, que não viu no futebol?

Nas provas de escola as crianças (atletas) brincam juntos independentemente da cor da camisola, imitam o exemplo dos pais que se juntam com outros atletas e conversam, trocam experiências, divertem-se e convivem. As “calques” batem palmas, gritam e incentivam todos os atletas que passam.

O ciclismo ensina a superar obstáculos desde pequenos, desenvolvendo uma elevada auto-estima.

Nos abastecimentos, embora cada equipa tenha o seu, não se nega água a quem estende o braço. É comum nas maratonas atletas partilharem água e até comida com colegas de outras equipas.

Não me lembro de alguma vez ter ouvido um comissário (arbitro) ser insultado por um atleta, um pai, um apoiante.

Há stress, há competição e há rivalidades. Mas no ciclismo ganha quem trabalhou por si, ganha a equipa pela união e ganham todos pelo ambiente que ajudam a criar.

A pratica desportiva nos jovens não ajuda só a desenvolver o corpo, ajuda também a desenvolver um futuro adulto. Devemos pensar no desporto também pelos valores que ele transmitirá aos nossos filhos.

Enfrentar adversidades de forma controlada prepara os jovens.

Enfrentar adversidades de forma controlada prepara os jovens.

O “mundo” e os média ficaram esta semana estarrecidos com o noticia de um jogador de futebol que recusa um penalti por não ter recebido falta, um ato isolado de Fair Play no futebol que fez manchetes. Festeja-se desta forma o que deveria ser a regra.

Contrariamente ao que se passa no futebol, o Fair Flay no ciclismo não é a exceção e quanto mais regional é a prova, maior o espírito de camaradagem e entreajuda.

Mais que o desporto, a maneira como nós o vivemos é o exemplo que passamos aos nossos filhos, porque a educação que realmente fica é a que é passada pelo exemplo.

O exemplo é a melhor forma de educação.

O exemplo é a melhor forma de educação.

 

 

Gostaste do artigo? Identificas-te com o tema e com o movimento? Passa no FACEBOOK e deixa-nos lá um

Like_1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s