Pista de BMX Race em Matosinhos

O que eu já há algum tempo suspeitava, hoje foi-me confirmadao, S. Gens irá acolher a futura pista de BMX Race de Matosinhos.

Sou fã de bmx! Tenho uma clavícula e mazelas de uma contusão de nível II/III no pé direito para o comprovar.

Quando em 1993 abandonei o BMX para me dedicar ao BTT, deveu-se apenas ao facto de não haver pistas no Norte e assim sendo, para um puto de 12 anos não se apresentava como uma modalidade válida no Norte (Porto). Dizer que se faz BMX Race sem uma pista, é como ser nadador sem uma piscina.

Sim, até podemos treinar no mar, ou no rio, mas…natação é na piscina.

Andava-mos de pás e carrinhos na mão a construir saltos e pequenas rampas e curvas em terrenos baldios, mas em 1992 era difícil mostrar aos pais que aquilo era um desporto.

Com pistas a nascer por todo o País, com a primeira pista Olímpica da Península Ibérica a apenas 100 quilómetros do Porto, era muito mau se não viesse aqui parar uma também aqui e ao que parece mas ninguém diz, veio mesmo!

Na página do Facebook do Selecionador Nacional, Alexandre Almeida, a pista já há algum tempo que é dada como certa e em construção.

A única coisa que não é certa, é como é que uma coisa que já se encontra em construção não é apregoada aos sete ventos para começar a captar a atenção dos jovens e dos inúmeros clubes e escolas de ciclismo que há na região Norte e que poderão ter interesse para a formação dos seus jovens, já para não falar na promoção da própria disciplina do bmx garantindo assim o seu sucesso logo á partida.

Mas uma coisa parece já certa e apesar do “nevoeiro” que envolve a revelação desta pista, é que, Matosinhos vai ter uma pista de BMX Race.

Esta é a planta que apontam como sendo a da Futura pista de BMX de Matosinhos.

Esta é a planta que apontam como sendo a da Futura pista de BMX de Matosinhos.

Ora e vai dai, sendo eu de Matosinhos e conhecendo relativamente bem os arrabaldes mais recônditos da cidade, vai que agarrei nas fotos que fui tirando da net em que as identificavam como sendo os “arranques” da obra e fui perguntando aqui e ali e cheguei a uma localização, onde uma e outra fonte acabaram por me confirmar as suspeitas.

De acordo com a planta apresentada, a pista terá mais ou menos este aspeto depois de terminada.

De acordo com a planta apresentada, a pista terá mais ou menos este aspeto depois de terminada.

Enquanto o mistério não é resolvido com uma comunicação oficial, eu faço um “all-in” na antiga pedreira de S.Gens e começar a promoção do bmx.

A zona verde e arborizada é a zona onde suponho que estará a ser preparado o terreno para receber a pista de BMX de Matosinhos.

A zona verde e arborizada é a zona onde suponho que estará a ser preparado o terreno para receber a pista de BMX de Matosinhos.

Foto publicada no Facebook onde anunciava o inicio das obras da Pista de BMX em Matosinhos

Foto publicada no Facebook onde anunciava o inicio das obras da Pista de BMX em Matosinhos

Esta localização poderei apontar coisas muito boas e umas menos boas.

Boas:

Trata-se de um local privilegiado geograficamente, envolto de escolas secundárias e até perto de transportes.

A uns 5 minutos do conhecido Norteshopping.

Só em Matosinhos há 2 escolas de ciclismo, mas não pensemos só nas escolas de ciclismo porque falamos de BMX e se assim o fizéssemos estávamos a ser pequenos e limitar as potencialidades da modalidade e é aqui que a “porca torce o rabo”.

Más:

A se na “Pedreira de S.Gens” é um local extremamente escondido e como se não fosse suficiente ficará a própria pista, longe do olhar de “curiosos” devido ao caminho em estilo privado que é necessário fazer para lá chegar.

Será necessária aqui uma boa campanha de promoção, que logo á partida já não está a ser feita. E depois a manter-se o caminho tal como o conheço, alguém terá uma “chave” da pista ao estilo pavilhão desportivo? Esperemos que não.

Portão de acesso ao terreno que tenho mencionado, fica no inicio da Rua de São Gens em Matosinhos

Portão de acesso ao terreno que tenho mencionado, fica no inicio da Rua de São Gens em Matosinhos

Matosinhos vai ter uma Pista de BMX Race e isto sim é motivo para celebrar e agradecer á Federação, ao Município, ao selecionador Nacional de BMX e a todos os clubes que tem feito esforços para que a modalidade vingue.

Aguardamos a comunicação oficial e data para ver os primeiros pneus a rolar da rampa de partida.

Riders ready…watch the gate…

Gostaste do artigo? Passa no FACEBOOK e deixa-nos lá um

 Like_1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s