A escola e a bicicleta

Um estudo dinamarquês mostrou que há uma relação interessante entre a execução de tarefas escolares que exigem concentração e o tipo de transporte que leva as crianças para a escola. De acordo com a pesquisa, certos deveres eram efectuados de modo mais satisfatório por crianças que pedalavam antes de entrar na aula.

Children-Cycling3

É nos paises Nordicos onde as condições climatéricas são mais adversas que as crianças mais usam a bicicleta.

O mesmo ocorre com crianças que vão a pé. O estudo exemplificou que a montagem de um quebra-cabeças era mais fácil para essas crianças. O “efeito” da caminhada ou pedalada pode durar até quatro horas após o exercício físico.

A pesquisa “Danish Science Week” é da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Um dos autores, Niels Egelund, afirma que o estudo integra um projecto chamado Mass Experiment, que busca avaliar a capacidade de concentração a partir de relações com dieta e exercício físico. Ele diz estar surpreendido com o facto da segunda opção ter um efeito maior do que a dieta.

Durante o estudo, foram analisadas aproximadamente 20 mil crianças de cinco a 19 anos. Os alunos foram analisados entre os que andavam de bicicleta ou caminhavam em contraposição aos que são levados pelos pais de carro ou utilizam transporte público.

mobilidadeJuvenil

Em Portugal tudo é desculpa para evitar a bicicleta. Mas há paises em que se constroi adultos desde pequeninos.

Um estudo semelhante, do pesquisador urbanista Donald Appleyard, já havia afirmado que as crianças que só saem de carro não têm conhecimento sobre a localização das regiões próximas ao local em que vivem, além disso, elas desconhecem a maior parte da paisagem à sua volta.

Seja por segurança ou praticidade, o facto é que levar os filhos de carro para todos os lugares cria uma dependência ao veículo que tende a tornar-se cada vez maior com o passar dos anos.

Consultar artigo original aqui >>Sciencie Nordic<<

Anúncios

2 responses to “A escola e a bicicleta

  1. Bom dia Pedro,

    Tenho dois amigos interessados em saber o nome deste estudo dinamarquês (um engenheiro de transportes e uma jornalista). Podes dar-me mais indicações específicas para eles investigarem mais sobre este assunto? Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s