I have a dream*

*Eu tenho um sonho.

Que um dia se compreenda o potencial da educação baseada na bicicleta.

Dizem que o futebol nos abre portas lá fora e eu não duvido. Cristiano Ronaldo, José Mourinho, os congéneres que os precederam e os mesmos que hão de lhes seguir as pisadas.

Estes frutos que hoje colhemos, é resultado de uma politica de educação que há muitos anos nos “assombra” e cuja evolução tarda.

Já dizia o meu avô, Portugal dos 3 F’s: Fado, Fátima e Futebol.

Vendemos bem a imagem do pais através do futebol, mas o Euro veio e o Euro foi-se e restou estádios e clubes endividados e se os que vivem lá fora podem receber os louvores por dizerem que são do pais de Ronaldo, já cá dentro, não sentimos benefício nenhum.

Façam agora um grande, grande esforço de imaginação, um grande mesmo e imaginem lá, que em vez de investir tanto no futebol, tínhamos investido na educação e essa educação tinha programas de promoção e incentivo á utilização da bicicleta.

Provavelmente não tínhamos o Cristiano Ronaldo, ou o José Mourinho, ou o Figo e outros que tal, mas quando se falasse no nome Portugal, este seria uma Marca de sustentabilidade, de desenvolvimento, um pais que abraça empresas e onde empresas querem abraçar o pais.

Não estou a divagar, estou apenas a tomar o exemplo do percurso da Holanda.

Mas por aqui continuamos maioritariamente cinzentos e melancólicos.

É literalmente na educação que vive a solução para todos os problemas, os de hoje já não tem solução, mas o amanha depende da atitude que se tome hoje.

As fotos poderiam ser de uma escola qualquer, porque o panorama é repetitivo e os casos com lógica são muito pontuais.

As balizas e os campos de futebol proliferam nas escolas e ocupam os espaços de forma totalmente dominadora, não acredito que hoje se coloque sequer em causa a construção de um espaço escolar sem a presença de um campo de futebol e um par das respetivas balizas, deve ser uma espécie de lei, está instituído, enraizado no nosso subconsciente, é cultural. Quantos desses alunos continuarão a usar o futebol como desporto, quantos serão profissionais e levarão a imagem do pais mundo fora?

Escola Secundária Clara de Resende - Porto (parque de bicicletas corretamente colocado na entrada principal.)

Escola Secundária Clara de Resende – Porto (parque de bicicletas corretamente colocado na entrada principal.)

E os parques para bicicleta? Esqueçamos o desporto e a tentativa de criar ciclistas profissionais, vamo-nos limitar ao impacto económico e social.

A atividade física das crianças por mais curto que fosse o trajeto casa-escola-casa, reduziria a taxa de obesidade infantil. Recentemente o governo francês lançou um projeto onde prevê investir 20milhoes de euros na promoção da mobilidade em bicicleta e com esse plano, reduzir a despesa na saúde em 5.600milhoes de euros.

Qual o impacto nos magros orçamentos familiares atuais, ao prescindirem do custo nos transportes públicos, ou do combustível da deslocação até á escola?

O investimento na criação infra-estruturas nas escolas, deveria ser parte de todo um programa de educação infantil e juvenil. Mas não é! E continuaremos a ter os majestosos campos de futebol plantamos estrategicamente nas escolas e parques para bicicletas encostados a um qualquer canto, postos para ali, sem responder a qualquer lógica que seja, na localização, nos materiais, na forma, no feitio e sobretudo, na formação para os usar.

É tudo um problema de educação, mas um dia, alguém há-de lançar a semente!

gandi

Anúncios

4 responses to “I have a dream*

  1. Os países desenvolvidos também demoraram para chegar onde chegaram. Acredito que no futuro o Brasil irá se consientizar quanto ao uso da bicicleta.

  2. O meu sonho é o teu sonho caro Pedro!!! Mas enquanto educador, treinador (também emigrante), organizador de eventos ciclo turísticos e utilizador da bicicleta como meio de transporte e de preparação física creio que o problema português tem raízes tão profundas que a mudança será tristemente lenta. Abraços e um feliz ano novo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s