Números…

pedalar

Quase a fazer dois anos da sua criação, o primeiro artigo foi publicado a 4 de Fevereiro de 2012.

O blog foi criado com o objetivo de divulgar ideias e ações relacionadas com o uso da bicicleta, neste espaço de tempo, o ProjetoPEDAL.com afastou-se ligeiramente daquilo que EU, como fundador idealizava para o trabalho.

Havia o ideal de encontrar pessoas e instituições que partilhassem a mesma paixão, de uma forma fluida, natural e com um simples e único objetivo: o benefício comum. Uma ideia demasiado “romanceada”.

Tudo começou com a vontade de fazer mais crianças irem para a escola de bicicleta, o que rápido se mostrou uma tarefa monstruosa, assente num obstáculo que parecia na altura intransponível: a segurança.

Estudei uma mensagem, uma campanha que pudesse ser bilateral, cordial, mas firme, assim nasceu a campanha “Partilhe a Via”, caracterizada pelo slogan que lhe dá nome e por uma imagem simples baseada em programas de sucesso na redução de sinistralidade rodoviária, já utilizados em muitas cidades do Canadá e dos E.U.A.

Sucederam-se muitos contactos a apresentar o conceito, a propor parcerias, a fazer convites, mas as respostas vieram sempre em silêncios e emails por receber e o ideal romântico, foi desvanecendo, á medida que algumas ideias partilhadas, foram aparecendo subliminarmente sobe a sigla dos contactados.

Procurei desde inicio manter um postura fiel a uma critica construtiva nos artigos, cheio de critica negra e destrutiva estava a blogosfera cheia. É fácil, fácil demais criticar sem a responsabilidade de apresentar alternativas viáveis, criativas e contextualizadas.

Abandonei a ideia de criar um coletivo com as mesmas ideias, há gente assim por ai, mas ainda não os encontrei disponíveis para construir um projeto em conjunto.

Abandonei os contactos, considerei o blog definitivamente como um projeto pessoal em prol da bicicleta e de todos que olham para ela como um verdadeiro objeto de culto, de prazer, de lazer, de desporto, competição, de trabalho até!

A 2 meses de completar 2 anos, o blog tem á data de hoje (6Dez2013) mais de 600.000 visualizações, conseguindo uma incrível média de pouco mais de 27.000 visualizações por mês. Não se é muito, se é pouco, pessoalmente superou qualquer expectativa que tenha colocado.

Recebo emails muito bons, dos que dão vontade de continuar e também recebo emails de ódio e de insultos (coisa estranha, mas é verdade), mas são os primeiros que ficam e que motivam.

Estes números dizem-me que as ideias expostas, ou são muito loucas, ou muito válidas, mas seja qual for a razão, elas suscitam curiosidade e os temas são tão simplesmente: a bicicleta.

Por aqui, prometo continuar a fazer mais do mesmo: motivar pessoas a mudar para melhor, começando por usar a bicicleta.

A todos os que passam por aqui, muito obrigado pela visita, obrigado por se importarem com o tema pelo qual a bicicleta existe.

Anúncios

2 responses to “Números…

  1. Viva Pedro,
    Sou um recente subscritor do seu Blog, mas um dos poucos “malucos” que anda de bina em Lisboa há mais 20 anos. Nunca desisti, e agora dá-me gozo ver que ainda bem que não desisti (juntamente com outros, claro), pois finalmente a mentalidade tuga parece estar a mudar. Também convenci uns (poucos…) colegas a juntarem-se a mim na utilização da bina, para virem muito mais depressa e estacionarem à porta do elevador da empresa…;)
    Entretanto, já comecei a tentar sensibilizar a minha administração para, mesmo no meio da crise (ou até por causa dela), criar condições para mais colegas puderem deslocar-se para o emprego, por exemplo, criando lugares de parqueamento específico na garagem e suportes.
    Abraço e continuação de boas pedaladas!
    Paulo Goulart

  2. Prezado parceiro de ideal e sonhos compartilhados.
    Lendo essa mensagem me identifiquei muito com o seu pensamento pois tento fazer o mesmo aqui no Brasil em uma pequena cidade onde vivo há 38 anos. No ano passado depois que me aposentei fui despertado para conscientizar as pessoas que moram nessa pequena e acolhedora cidade de Pedro Leopoldo a utilizarem menos o carro e a usar mais a bicicleta. No passado não muito distante, a bicicleta foi o grande e principal meio de locomoção dos habitantes daqui. Hoje infelizmente, como ocorre na maioria das cidades brasileiras, o carro é o meio de transporte mais utilizado, com suas consequências danosas que todos conhecemos. Tive a mesma ideia de criar um blog “Uma Nova Cidade” o qual tem a finalidade de conscientizar a população a usar mais os modais de caminhar e bicicleta, pois esta pequena cidade de 60.000 habitantes tem sua parte central toda plana, perfeitamente caminhavel e ciclavel. Acredito e vejo que as poucos e lentamente vou conscientizando pessoas, mas como você diz tem aquelas que são sempre contrárias. Não desistirei do meu objetivo e escrevo este comentário para lhe dizer que também não desista nunca do seu objetivo, pois acredito muito que fomos escolhidos pelo Senhor para sermos agentes modificadores e protetores do meio ambiente.
    Um abraço do parceiro e sejamos sempre otimistas.
    Paulo Netto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s