Código da estrada

codigo da estrada

O Código da estrada foi “remodelado”, supostamente para favorecer os meios de transporte mais suaves, onde, obviamente se enquadra a bicicleta.

Fica para os próximos tempos a oportunidade  de refletir sobre o que falhou, o que poderia ter sido feito, para que este novo código, fosse ainda mais “amigo” das bicicletas.

Acima de tudo defendo que o código não deveria ser mais, ou menos, amigo de alguém, deveria traduzir igualdade entre cidadão, independentemente do estatuto social, meio de transporte, ou finalidade no seu uso, é de respeito que falamos. E como tal, este novo código, apesar de trazer o sabor a “vitória” sobretudo para os ciclistas, não é ainda, sinónimo de igualdade e muito menos pleno promotor de uma mobilidade mais inteligente e sustentável, mas estamos no bom caminho.

(o próprio termo “amigo de…” é redutor dos direitos dos ciclistas, quase que soa a favor, ou condescendência, de algo que é um DIREITO)

Há neste momento tantos artigos de noticia e de opinião a circular na web, que não vejo necessidade de escrever mais, irei sim, colocar link para os que julgo mais interessantes e construtivos, desta forma este artigo estará em constante evolução.

CÓDIGO DA ESTRADA (download)

OUTRAS NOTICIAS:

Jornal de Noticias

Blog “http://www.biclanoporto.org”

http://www.ecf.com/news/victory-for-cycling-in-portugal-government-approves-new-road-code/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s